10 passos para eliminar o Aedes aegypti da sua empresa

como eliminar o aedes aegypti - coname medicina ocupacional

Todos os dias deparamos com cartazes, outdoors e materiais de conscientização do Ministério da Saúde sobre como nos proteger do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zica vírus e do chikungunya.

O combate, porém, não deve ser feito apenas em casa ou nas ruas. É preciso haver conscientização dentro das empresas para que o mosquito seja eliminado.

Em fábricas, construções ou indústrias, é comum a incidência do mosquito por causa do grande armazenamento de lixo, dos materiais descartados e de depósitos que, durante a chuva, acumulam muita água e ajudam na proliferação dos mosquitos.

Pensando nisso, fizemos 10 passos para auxiliá-lo na hora de combater o mosquito dentro de sua empresa.

Passo 1: Vedar a caixa-d’agua

É preciso ficar atento à caixa-d’agua de sua empresa, limpando-a sempre que possível, além de deixá-la tampada adequadamente para impedir a entrada do mosquito.

Passo 2: Descartar lixos e recicláveis de forma que não se acumule água

Fique atento ao modo como o lixo e os recicláveis estão sendo descartados. Sempre os deixe dentro de sacos que impeçam a entrada de água, além de colocar o descarte em um local que não corra o risco de tomar chuva até a coleta de sua cidade chegar.

Passo 3: As calhas devem estar sempre limpas e desentupidas

É comum juntar muita sujeira nas calhas e nos telhados, devido a ventos, folhas das árvores e poeira.

Mas é preciso limpá-las sempre que necessário para impedir que entupam, e assim não se crie a possibilidade de formar uma poça de água em dias chuvosos.

Passo 4: Galões, tambores e afins devem ser lacrados

Os galões e os tambores utilizados ou descartados da empresa devem ser depositados vedados em locais cobertos para evitar o acúmulo de água dentro deles.

Passo 5: Lonas devem estar bem esticadas

Caso sua empresa lide com  lonas de cobertura, elas devem ser esticadas de forma que impossibilite a criação de poças em dias chuvosos, eliminando assim a chance de proliferação do mosquito naquele lugar.

Passo 6: Vasos sanitários sem uso constante devem estar com a tampa fechada

Caso haja algum banheiro que não seja usado com frequência, oriente seus funcionários a sempre deixar a tampa abaixada.

Além disso, é preciso limpar e passar água sanitária ou desinfetante semanalmente.

Passo 7: Evitar buracos ao redor do terreno

Com o tempo, e se houver máquinas trabalhando em sua empresa, é provável que se criem depressões no terreno, e isso pode vir a formar poças – um ótimo lugar para o mosquito se proliferar.

Então procure sempre preencher os buracos com areia ou pó de pedra.

Passo 8: As bandejas do ar-condicionado devem estar sempre limpas e sem água

Procure colocar a caixa do ar-condicionado de forma que não haja o risco de juntar água. Além disso, a mantenha sempre limpa.

Passo 9: Não guarde pneus velhos em lugares descobertos

Sabe aquele pneu que rasgou, ou que está jogado no depósito sem utilidade alguma? Observe se não há acúmulo de água dentro dele e se possível entregue ao serviço de limpeza da sua cidade para que eles possam tomar as providências necessárias para o descarte.

Passo 10: Mantenha a  comunicação com seus funcionários

É muito importante cuidar para que se elimine de vez o Aedes aegypti de sua empresa, porém é preciso um trabalho coletivo para que dê tudo certo. Sendo assim, aconselhe seus funcionários a nunca jogar lixo em lugares indevidos.

Dentro ou fora da empresa, é necessário fazer o melhor para que o mosquito seja eliminado de uma vez e pare de fazer vítimas  pelo país inteiro. Se cada um fizer sua parte, o mundo será cada dia melhor.

10 passos para eliminar o Aedes aegypti da sua empresa