Programa de Ginástica LaboralPrograma de Proteção Respiratória Programa de Controle AuditivoPrograma de ImunizaçãoPrograma de Preservação da VozLaudo de Avaliação Ergonômica

PGL - Programa de Ginástica Laboral

O programa visa prevenir o surgimento de lesões musculares e tendinosas (LER - Lesões por Esforços Repetitivos / DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), causadas por esforços repetitivos e posturas inadequadas, mediante reeducação postural e exercícios de alongamento direcionados aos grupos musculares envolvidos com a função, que poderão ser realizados durante a jornada de trabalho.

Tenho Interesse


PPR - Programa de Proteção Respiratória

Este programa visa realizar um controle eficaz de uso e indicação do equipamento adequado para evitar doenças ocupacionais provocadas pela inalação de ar contaminado com poeiras, fumos, névoas, gases e vapores, considerando o tipo de atividade e as características individuais dos funcionários.

A análise do risco e o acompanhamento das condições de saúde do funcionário, integrando a ação da segurança do trabalho à do serviço médico, garantem sua proteção contra os riscos existentes no ambiente de trabalho.

ALGUMAS DEFINIÇÕES:

AEROSSOL: partículas sólidas ou líquidas suspensas no ar.

ATMOSFERA PERIGOSA: atmosfera que contém um ou mais contaminantes em concentração superior ao limite de exposição, ou que seja deficiente de oxigênio.

COBERTURA DAS VIAS RESPIRATÓRIAS: parte de um respirador que cobre as vias respiratórias do usuário. Pode ser uma peça facial, capacete, capuz, roupa inflável e bocal com pinça nasal.

CONTAMINANTE: substância ou material perigoso, irritante ou incômodo.

DISPNEIA DE ESFORÇOS: sensação de dificuldade na respiração, durante a realização de esforço físico.

ESPIROMETRIA: avaliação quantitativa da capacidade de respiração dos pulmões.

FILTRO: dispositivo destinado a reter impurezas específicas contidas no ar.

FUMO: aerodispersóide gerado termicamente, constituído por partículas sólidas formadas por condensação de vapores metálicos ou por reação química.

GÁS: fluído que não tem forma ou volume e que tende a se expandir indefinidamente.

IPVS: (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde): qualquer atmosfera que apresente risco imediato à vida ou produza imediato efeito debilitante irreversível à saúde.

LIMITE DE EXPOSIÇÃO: máxima concentração permitida de um contaminante no ar a qual um indivíduo pode estar exposto.

LIMITE DE TOLERÂNCIA: valor limite de concentração ou intensidade de agentes nocivos a partir do qual deverão ser tomadas medidas individuais ou coletivas que visem neutralizar ou diminuir esse risco.

MÉDIA PONDERADA: é a concentração média de um contaminante no ambiente durante um tempo especificado;

VALOR TETO: representa a concentração máxima que não pode ser exercida em momento algum da jornada de trabalho;

MÁSCARA AUTÔNOMA: aparelho autônomo de proteção respiratória no qual o usuário transporta o próprio suprimento de ar respirável que é independente da atmosfera ambiente.

NÉVOA: aerodispersóide gerado mecanicamente, constituído por partículas líquidas formadas pela ruptura mecânica de um líquido.

POEIRA: aerodispersóide gerado mecanicamente, constituído por partículas sólidas formadas por ruptura mecânica de um sólido.

RESPIRADOR: equipamento de proteção respiratória que visa proteger o usuário contra a inalação de contaminantes.

VAPOR: fase gasosa de uma substância que, em condições ambientes de temperatura e pressão, é líquida ou sólida.

Tenho Interesse


PCA - Programa de Controle Auditivo

Uma das principais causas de doenças ocupacionais no Brasil é o ruído que, quando excessivo, pode causar perdas auditivas (temporárias ou permanentes), e até distúrbios psicológicos.

Em ambientes de trabalho onde há exposição a altos níveis de ruído, devem-se realizar avaliações ambientais e monitorar a exposição dos funcionários, para se identificar se há níveis prejudiciais à saúde.

Esse programa exige a realização de exames audiométricos (admissionais e periódicos), o controle dos níveis de ruído do ambiente de trabalho e o uso obrigatório de protetores auriculares, por parte de todos os funcionários expostos.

O principal objetivo de um PCA é prevenir a Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO) nos funcionários expostos aos níveis de ruído contínuo, intermitente ou de impacto, perigosamente altos.

Tenho Interesse


PI - Programa de Imunização

Vacina contra Gripe, Tétano, Hepatite B, etc.

A empresa, por ser um ambiente fechado, é o lugar mais propício para que uma única pessoa gripada contagie todos ao seu redor. O resultado é um menor rendimento profissional, grande número de dispensas médicas e redução da produtividade.

A melhor maneira de se prevenir contra tais danos é a vacinação, adequada ao tipo de trabalho e às variações epidêmicas.

O tétano é adquirido em ferimentos como fraturas expostas, grandes queimaduras e mordidas de animais ou por corpos estranhos como plantas e pregos enferrujados que penetram no organismo.

Os reforços da vacina devem ser tomados de dez em dez anos como forma de se manter a imunização. A primeira dose de reforço é tomada dez anos depois da última dose da vacina tríplice.

Tenho Interesse


PPV - Programa de Preservação da Voz

Este programa visa contribuir para o bem-estar e a saúde vocal dos trabalhadores, por meio da avaliação, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de distúrbios de voz. Tem como objetivo proporcionar uma voz saudável, fundamental tanto para o desempenho profissional quanto para o relacionamento social.

Tenho Interesse


LAE - Laudo de Avaliação Ergonômica - NR17

Esta Norma Regulamentadora – NR visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos funcionários, através da:

  interferência no mobiliário (adequação de cadeiras, mesas, bancadas etc);

  organização das atividades de modo a evitar sobrecargas;

  ritmo e sequenciamento das várias tarefas desempenhadas;

  quantidade, qualidade e localização da iluminação;

  informação através de aulas expositivas sobre as LER/DORT;

  boa postura de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Tenho Interesse

 
 
 
 
CONTATO